Quais lendas circulam pelos cemitérios assombrados no Brasil?
Os cemitérios brasileiros são, muitas vezes, mais do que locais de descanso final; são verdadeiros repositórios de arte, história e, claro, lendas urbanas . Com sua arquitetura imponente e atmosfera solene, não é surpresa que alguns deles tenham ganhado a fama de cemitérios assombrados no Brasil. Eles alimentam o folclore e a curiosidade de quem se atreve a visitá-los. Conheça alguns desses cemitérios e suas lendas neste artigo da Central Cemitérios!
Quais os cemitérios assombrados no Brasil?
1 – Cemitério da Consolação – São Paulo
Um dos mais antigos e famosos do país, é considerado um museu a céu aberto repleto de obras de arte tumular. Contudo, são as histórias de aparições que o tornam um dos mais notórios cemitérios assombrados no Brasil.
Uma das lendas roda em torno do mausoléu da Família Matarazzo, considerado o maior da América do Sul, é o ponto central das lendas. A fama de mal-assombrado surgiu após um evento trágico no sepultamento de uma das filhas do comendador: o coveiro que participava do funeral desmaiou e morreu no local. Desde então, funcionários relatam ouvir gritos e lamentos perto do túmulo.
2- Cemitério São João Batista – Rio de Janeiro
Este “cemitério assombrado” é a última morada de inúmeras personalidades brasileiras. Além de sua relevância histórica, o local é conhecido pela lenda da Noiva Fantasma. Assim como em muitas outras necrópoles, a história fala sobre uma jovem que teve seu casamento interrompido por uma tragédia. Por isso, seu espírito continua vagando pelo cemitério, vestida de noiva, em busca de seu final feliz interrompido.
3- Cemitério São Pedro – São Paulo
Também conhecido como Cemitério da Vila Alpina, ele tem sua fama de cemitério assombrado ligada a uma das maiores tragédias da capital: o incêndio do Edifício Joelma, em 1974.
A lenda mais famosa do local diz respeito aos treze corpos não identificados de vítimas do incêndio, que morreram carbonizadas dentro de um elevador. Por não terem sido reconhecidas, essas vítimas foram sepultadas lado a lado em um conjunto de túmulos.
O local ganhou tanta atenção que foi construída a “Capela das Treze Almas”. A fama de assombrado se deve aos relatos de gemidos e choros misteriosos ouvidos no local.
4- Cemitério do Bonfim – Belo Horizonte
Em Belo Horizonte, o cemitério mais antigo da cidade, o do Bonfim, é o palco de uma das lendas urbanas mais famosas de Minas Gerais: a Loira do Bonfim.
Essa lenda surgiu por volta das décadas de 1940 e 1950. A história narra a aparição de uma mulher loira, muito bela e sedutora, que abordava homens no centro da cidade e os convidava para levá-la para casa, no bairro do Bonfim.
Ao chegar no endereço, a mulher misteriosa apontava para o cemitério e dizia: “Esta é a minha morada”, desaparecendo em seguida. Essa lenda é tão forte que faz parte do imaginário popular e é tema de exposições e livros na capital mineira.
5- Cemitério do Gavião – São Luís do Maranhão
O Cemitéiro do Gavião é um dos mais famosos por suas histórias de assombrações. Dizem que o local é habitado por vários espíritos inquietos. A fama de ser um cemitério assombrado se justifica pelos relatos que circulam entre a população, funcionários e visitantes, transformando a necrópole em um ponto de curiosidade
Relatos populares contam a história de uma mulher que pode ser ouvida chorando perto de um túmulo, onde a lenda diz que ela foi enterrada viva. Além disso, há quem afirme ver uma procissão fantasma atravessando o local nas noites de lua cheia. Há relatos sobre outras figuras fantasmagóricas que circulam pelo lugar, além dos barulhos de lamentação que alguns afirmam ouvir perto dos túmulos à noite.
Conte com a Central Cemitérios!
Apesar das lendas, cemitérios servem para dar conforto aos familiares na despedida de um ente querido. Se você está planejando um funeral, saiba que a Central Cemitérios oferece assistência funerária com atendimento diretamente nos cemitérios do Rio de Janeiro.