10Ago
Biópsia e necropsia: falecido em uma maca para saber qual processo será realizado.

Você sabe a diferença entre biópsia e necropsia?

Compartilhe!

Quando sabemos de um falecimento, é comum passar a ouvir termos como biópsia e necropsia. Esses termos não são frequentes no nosso cotidiano. Por isso, quando ouvidos, podem causar dúvidas e curiosidades. Em séries e filmes policiais, esses são termos ainda mais comuns. Você os conhece? Entenda o que eles são e o que os difere neste novo artigo!

Entenda a diferença entre biópsia e necropsia!

Após um falecimento, é comum que haja procedimentos para detectar a chamada causa mortis. O termo correto para esse procedimento se chama necropsia. Formada do grego “nekros”, que significa morte, e “psia”, que significa análise. É, desse modo, o exame do morto.

Costuma ser realizado após a morte, no necrotério por um médico legista. Esse procedimento é usado para descobrir ou confirmar a causa então, a causa da morte.

Já o termo biópsia é utilizado erroneamente em alguns casos. Este significa a retirada e estudo de um fragmento de tecido ou órgão para realização de um exame. O objetivo é entender a causa de uma doença. Esse exame ajuda a verificar se um tumor é maligno ou benigno, por exemplo. Ele pode ser realizado tanto em pessoas vivas como em mortas.

Assim, a biópsia e necropsia se diferenciam em seus objetivos e análises. Enquanto aquela serve tanto para vivos como mortos, esta serve apenas para aqueles que já partiram.

E quanto a autópsia e exumação?

Além de biópsia e necropsia, autópsia e exumação são outros termos continuamente confundidos entre si.

Autópsia se constitui do termo “auto”, que significa em si mesmo. Desse modo, é entendido como um autoexame. Ele é feito em pessoas vivas que buscam identificar se há algo errado em seus sistemas internos. Exames de próstata e mama, por exemplo, são autópsias.

Já na exumação existe outro propósito. Exumar significa, literalmente, desenterrar o corpo. Ou seja, o falecido é removido de seu descanso, e será examinado, durante uma necropsia. Acontece quando fato novo envolvendo a morte deve ser observado, como em um assassinato.

Já conhece a Central Cemitérios?

A Central Cemitérios é uma assistência funeral no RJ que pode te ajudar a entrar em contato com qualquer cemitério no Rio de Janeiro. Oferecemos auxílio para a contratação do local desejado. Temos contato com todos os espaços para sepultamento do estado, como cemitério do Caju, cemitério Memorial do Carmo, entre outros.
Está em busca de auxílio para ajustar o enterro ou a despedida do seu ente querido? Nós estamos disponíveis. Fale conosco e conte-nos do que precisa! Oferecemos atendimento 24h.

Posts RecentesTags