Curiosidades

Descubra como funciona um cemitério ecológico!

Em tempos em que a sustentabilidade tem cada vez mais relevância, os cemitérios ecológicos vêm ganhando destaque. Essa é uma alternativa que une o respeito à memória dos entes queridos com o cuidado ao meio ambiente. Mas, afinal, você sabe como funciona um cemitério ecológico e o que o diferencia dos modelos tradicionais? A seguir, vamos explicar os principais aspectos do cemitério ecológico, suas curiosidades e vantagens, além de mostrar por que ele pode ser uma escolha consciente e afetuosa. Confira o artigo da Central Cemitérios!

O que é um cemitério ecológico?

O cemitério ecológico é um espaço projetado para realizar sepultamentos de forma sustentável, com o menor impacto ambiental possível. Assim, diferente dos cemitérios tradicionais, esse modelo evita o uso de materiais poluentes, como cimento e produtos químicos, e prioriza práticas naturais e biodegradáveis.

Deste modo, esses cemitérios costumam estar inseridos em áreas verdes, como bosques ou jardins, o que cria um ambiente de paz e conexão com a natureza.

3 práticas dos cemitérios ecológicos

1- Sepultamento com urnas biodegradáveis

Uma das principais características do cemitério ecológico é o uso de urnas biodegradáveis. Essas urnas são produzidas com materiais naturais, como papel reciclado, argila, fibras vegetais e até mesmo areia compactada. Por fazer o uso desses materiais, essas urnas se decompõem naturalmente ao longo do tempo, devolvendo os restos mortais à terra de forma orgânica.

2- Espaços integrados à natureza

Os cemitérios ecológicos são planejados para preservar a paisagem natural. Assim, em vez de construções convencionais, o cemitério ecológico é cercado por árvores, jardins e flores. Além disso, os túmulos são marcados pela plantação de árvores em homenagem à pessoa falecida. Esse contato com a natureza ajuda a proporcionar uma experiência mais serena e acolhedora após a perda.

3- Uso consciente do solo

Como não há uso de cimento, escavações profundas ou produtos químicos, o cemitério ecológico reduz a emissão de gases poluentes e o consumo de recursos naturais. Além disso, por meio do sepultamento superficial e da escolha de áreas específicas, esse modelo minimiza a contaminação do solo e dos lençóis freáticos, o que contribui para o uso consciente do solo.

Uma homenagem com responsabilidade ambiental!

Escolher um cemitério ecológico é optar por um legado de consciência ambiental. Deste modo, a Central Cemitérios mostra que é possível homenagear a memória de quem partiu de maneira íntima, simbólica e compatível com os valores de preservação da natureza. Essa tendência tem crescido entre famílias que desejam alinhar sua espiritualidade ou crença com uma despedida mais simples e em harmonia com o meio ambiente.

A Central Cemitérios oferece serviços funerários modernos e respeitosos. Conheça os cemitérios atendidos no Rio de Janeiro e conte com a nossa equipe para cuidar de cada detalhe da despedida do seu ente querido com profissionalismo e sensibilidade.

Entre em contato com a nossa equipe! Para mais artigos acesse o nosso blog.

Compartilhe

Artigos recentes

Por que visitar túmulos? O significado emocional desse gesto

Por que visitar túmulos continua sendo um hábito importante? Entenda o significado emocional e seu…

3 dias atrás

Profissões do setor funerário que você precisa conhecer

Você sabe quais são as profissões do setor funerário? Descubra funções essenciais que garantem acolhimento…

2 semanas atrás

Além da lápide: curiosidades fascinantes sobre o que é necroturismo

Pensando em um turismo diferente? Entenda o que é necroturismo nesse artigo da Central Cemitérios…

4 semanas atrás

Estágios de depressão: quando o luto no Natal se torna algo maior?

Sente que o luto durante este período festivo está se tornando algo maior? Reconheça os…

1 mês atrás

Obras de arte tumular: cemitérios como museus a céu aberto

Já ouviu falar de arte tumular? Essa expressão artística ainda pode ser vista em alguns…

3 meses atrás

A verdade sobre o crescimento de cabelos e unhas pós-morte

Mito ou verdade? Descubra o que a ciência diz sobre o mistério do crescimento dos…

3 meses atrás