Curiosidade: já ouviu falar desses cemitérios famosos?
Apesar de muitas pessoas verem os cemitérios como um lugar macabro e assustador, eles também podem ser sinônimo de arquitetura, arte e expressão. Por isso, muitos cemitérios famosos viraram ponto de peregrinação turística. Esses lugares podem ser excelentes para transmitir a história do local. Ou serem famosos por abrigarem a sepultura de muitas celebridades e pessoas historicamente importantes. Tem curiosidade em conhecer algumas? Confira neste artigo da Central Cemitérios!
Que cemitérios famosos são os mais “turistados” do mundo?
1- Cemitério da Recoleta, Buenos Aires
O Cemitério da Recoleta, em Buenos Aires, está localizado em um bairro de classe alta e é um dos principais pontos turísticos da cidade. Esse espaço é conhecido por sua arquitetura recheada de estátuas realistas, abóbadas e mausoléus de mármore. O cemitério abriga personalidades famosas da Argentina, como Eva Perón (atriz, líder política e primeira-dama da Argentina), Carlos Saavedra Lamas (membro da oligarquia argentina e ganhador do Prêmio Nobel da Paz) e Silvina Ocampo (escritora, contista e poeta argentina).
Conhecido como La Recoleta, foi projetado em 1822 pelo arquiteto francês Prosper Catelin. Hoje conta com visitas guiadas e tours especializados, então quem se interessar pode incluir a visita em seu itinerário.
2- Abadia de Westminster, Londres
Apesar de não ser exatamente um cemitério, a Abadia de Westminster, em Londres, é muito famosa. Além de eventos da realeza que lá acontecem, ela abriga personalidades como Isaac Newton, Charles Darwin e diversos reis e rainhas. Entre os cemitérios famosos do mundo, esse é um dos mais antigos. Foi fundado no Século X e é um passeio obrigatório para quem passa por Londres e se interessa por história e arte.
3- Cemitério de São João Batista, Rio de Janeiro
O Brasil também conta com cemitérios famosos. Um deles é o Cemitério de São João Batista, localizado no Rio de Janeiro. Esse recanto é o local de repouso de muitos famosos, como Cazuza, Tom Jobim e Carmen Miranda. Ele tem o marco de ser o primeiro cemitério da América Latina a oferecer um mapa virtual no Google Street View.
O São João Batista também possui um acervo de mais de 30 obras de arte de artistas como Bernardelli e Humberto Cozzo. Isso também o torna um ponto de turismo histórico e artístico.
4- Skogskyrkogården, Estocolmo
O Skogskyrkogården, traduzido como “Cemitério do Bosque” fica localizado na Suécia. Ele é famoso por ser um Patrimônio da Humanidade da Unesco, desde 1994, pela junção de elementos de vegetação e arquitetura.
Os túmulos são destacados de forma simples e todos possuem uma grande cruz. O local é visto como inspiração e é uma boa opção para passeios em Estocolmo.
5- Monte das Oliveiras, Jerusalém
Entre os cemitérios famosos desta lista, este é o único ligado a uma questão religiosa. Segundo as traduções bíblicas, o Monte das Oliveiras é o caminho que Jesus teria andado pela região no primeiro Domingo de Ramos.
Localizado em Jerusalém, o local conta com vista para a Cidade Sagrada e abriga mais de cem mil túmulos de judeus.
Buscando contato com um cemitério? Conte com a Central Cemitérios!
A Central Cemitérios é uma assistência funeral no RJ que pode te ajudar a entrar em contato com qualquer cemitério no Rio de Janeiro.
Está em busca de auxílio para ajustar o enterro ou a despedida do seu ente querido? Nós estamos disponíveis. Fale conosco e conte-nos do que precisa! Oferecemos atendimento 24h.