Qual é a origem da coroa de flores em funerais?

Homem fazendo coroa de flores em funerais

Compartilhe!

A coroa de flores em funerais simboliza um presente concedido ao ente ou amigo falecido. Se tornou clássica na medida em que existe a possibilidade de escolha do conjunto de cores que a formam e quais dizeres serão colocados na faixa. Na cultura atual, ela carrega um grande significado para o momento do velório. Mas, o que poucos sabem, é que a tradição de utilizá-la é bastante antiga. Continue a leitura deste artigo para entender mais sobre o assunto!

Coroa de flores em funerais: veja os pontos interessantes!

Origem

O uso de coroa de flores em funerais foi iniciado ainda na Grécia Antiga . A ideia era que o objeto representasse a passagem para a vida eterna. Nesta época, a escolha das flores e formatos constituídos por elas em conjunto podiam formar inúmeros significados.

Outra explicação para o surgimento também pode ser vista em uma época ainda mais distante, no Egito Antigo. Para os egípcios, o arranjo servia como uma homenagem aos mortos. Esse mesmo povo, antes de fazer uso da coroa de flores, prestava agradecimento aos falecidos através do envio de cartas.

Formato circular

Outra questão bem peculiar da coroa de flores em funerais é o formato circular. A explicação, também, está pautada na prática e costumes da Grécia e Roma Antigas. Os dois povos concediam guirlandas comemorativas como presentes. Para eles, o círculo representava infinitude, o que propagava a noção de que a memória da pessoa que partiu seria preservada para sempre.

Flores

O tipo de flor escolhido para compor a coroa de flores também agrega significado especial. Veja, os lírios sugerem pureza espiritual. Já as rosas brancas, passam o conceito de respeito. Por isso, a flor que você escolher pode influenciar na mensagem que deseja passar.

Uso na Inglaterra

Uma curiosidade sobre a aplicação de coroas de flores em cerimônias fúnebres está traduzida no uso pelos ingleses. Para eles, o item era mais comum de ser visto em funerais de moças virgens com flores brancas para representar a pureza delas.

Já no século XIX, os funerais dos ingleses abriram as portas para os fotógrafos. Dois eram os objetivos: fotografar o morto e a coroa de flores concedida a ele.

Modernidade

O tempo passou desde a origem do uso de coroa de flores em funerais. Mas, ainda hoje, ela está entre os símbolos mais comuns de serem encontrados em cerimônias fúnebres, principalmente as que ocorrem no Ocidente.

Grande parte das famílias colocam a coroa de flores sobre o caixão como forma de dizer adeus. Além disso, o produto ainda não deixou de ser entendido como um presente que simboliza carinho e expressa condolências aos enlutados.

Gostou de ter conhecido mais sobre coroa de flores em funerais? Entre em contato com a Central Cemitérios para garantir seu plano de assistência funerária no RJ completo! Temos atuação em cemitérios públicos e particulares do Rio de Janeiro, como, por exemplo, o cemitério São Francisco Xavier e São João Batista.

Aproveite para ler mais artigos como este em nosso blog. Encontre: