Saiba qual é a diferença entre embalsamamento e tanatopraxia!
Perder um ente querido não é fácil. Afinal, além da tristeza, temos de lidar com o luto. Uma das coisas que dificulta essa superação é não entender os termos utilizados. Por isso, a Central Cemitérios preparou este artigo. Aqui, explicamos a diferença entre embalsamamento e tanatopraxia.
Conhece essas duas técnicas de conservação do corpo? Leia o conteúdo abaixo e entenda melhor sobre o assunto!
Entenda a diferença entre embalsamamento e tanatopraxia!
Ambos procedimentos pretendem proporcionar uma despedida digna ao morto. Por isso, cuidam para manter a aparência da pessoa falecida preservada e próxima ao que era em vida. A principal diferença entre embalsamamento e tanatopraxia diz respeito ao tempo de duração do processo. Enquanto a primeira técnica pretende conservar o corpo por um longo período, a segunda serve para garantir segurança até o velório.
Além dessa dissemelhança, existem outras características que distinguem os dois métodos. Abaixo, abordamos cada técnica individualmente. Prossiga a leitura para entender melhor!
O que é embalsamamento?
Como dito acima, o embalsamamento é o processo que permite a conservação do corpo por mais tempo. Ele consiste na retirada de todo o sangue do cadáver, bem como órgãos, e substituição do líquido por uma solução de água e formol. Além de manter o corpo com boa aparência, o procedimento evita o rigor mortis (músculos enrijecidos) e formação de odores ruins.
Deve ser utilizado sempre que for necessário transportar o cadáver por longas distâncias ou mantê-lo por muito tempo, ou seja, mais de 15 dias, por exemplo.
Entre os pontos que o destacam o embalsamamento da tanatopraxia estão:
- é obrigatório em situações que pedem transporte aéreo, seja nacional ou internacional;
- pode ser feito em corpos já em decomposição.
E tanatopraxia?
Por sua vez, a tanatopraxia é uma técnica que possui como foco manter a aparência do morto preservada apenas para a realização do velório. Assim, acaba por ter um período menor de duração. Então, esse método de conservação só é indicado para deslocamentos curtos e rápidos.
Nesse procedimento, não há a retirada de órgãos. Para ocorrer a injeção do líquido conservador ocorre apenas a retirada do sangue e demais fluidos.
Outros fatores que esclarecem a diferença entre embalsamamento e tanatopraxia são:
- só pode ocorrer para transportes terrestres, com o carro fúnebre;
- deve ser feita o mais rápido possível após a morte.
Conte com a ajuda da Central Cemitérios!
Este artigo te ajudou a entender a diferença entre embalsamamento e tanatopraxia? A Central Cemitérios está aqui para te ajudar! Somos uma assistência funeral no RJ. Realizamos a contratação do cemitério escolhido para o velório e enterro por você, além de auxiliar na burocracia. Oferecemos atendimento 24h. Nosso objetivo é garantir um momento de despedida o mais tranquilo possível para você.
Entre em contato para contratar nossos serviços!
Links úteis
Cemitério São João Batista RJ;