10Jan
Fases da decomposição do cadáver: saiba quais são elas!

Fases da decomposição do cadáver: saiba quais são elas!

Compartilhe!

Após a morte, é normal que se iniciem as fases da decomposição do cadáver. Afinal, a perda de circulação do sangue e a presença de bactérias no corpo geram esse acontecimento. O que pode retardar esse processo é a tanatopraxia. Porém, ele continuará acontecendo, com lentidão. Mas, como ocorre? Neste artigo, a Central Cemitérios explica quais são as principais fases da decomposição do cadáver. Continue lendo e saiba mais!

Saiba quais são as fases da decomposição do cadáver!

Fase 1: Autólise

A primeira das fases da decomposição do cadáver é autólise. Ela começa aproximadamente na primeira hora após a morte e dura entre 9 e 12 horas. Nessa etapa, o sangue do corpo para de circular. Dessa forma, a fase é caracterizada pela palidez e resfriamento do corpo, decorrentes dessa pausa.

Fase 2: Putrefação

Depois da autólise, inicia-se a putrefação, decomposição efetiva do corpo. Essa etapa ocorre aproximadamente entre 12 e 24h após a morte. Nela, o cadáver passa a exalar um forte odor. Este é causado pela ação de bactérias do intestino, que digerem as proteínas e excretam gases. Também começa o processo de esverdeamento e inchaço do corpo, gerados pelo acúmulo de gases na cavidade abdominal.

Fase 3: Colonização

O odor gerado na fase anterior atrai moscas e outros bichos. Assim, inicia-se outra das fases da decomposição do cadáver: a colonização. Esses insetos passam a viver ali, além de depositar ovos e gerar filhotes. O corpo passa a ser habitado por um número enorme de larvas. Essa etapa começa junto ao final da fase explicada acima e apresenta uma duração de 24 a 48 horas.

Fase 4: Fermentação butírica

Durante a colonização, as larvas e bactérias que vivem no corpo precisam se alimentar. Assim fazem com o que possuem à sua disposição: o cadáver. Ao fim desta etapa, tem-se baixa presença de pele restante. É quando inicia-se a fermentação butírica. Aqui, a aparência comum de uma pessoa não existe mais. Por falta de nutrientes, então, as larvas saem em caça de outra fonte. Ocorre a dispersão larval pós-alimentar.

Fase 5: Esqueletização

Depois que as larvas habitantes no corpo vão embora, fecha-se o ciclo das fases da decomposição do cadáver. Sobram apenas ossos e cartilagens, além de pedaços de couro desidratado. Ainda pode-se encontrar bichos se alimentando do que sobrou, mas apenas moscas já adultas. Esta é a última etapa.

Conheça a Central Cemitérios!

A Central Cemitérios é uma assistência funeral no RJ que oferece serviços para quem sofreu perdas. Se algum parente ou amigo faleceu recentemente, este é o lugar certo! Oferecemos ajuda com os documentos necessários ornamentação de capela e mestre de cerimônias. Também assessoramos na contatação de cemitérios do RJ para velórios e sepultamentos. Precisa da nossa ajuda? Entre em contato! Atendemos 24h por dia todo o Rio de Janeiro.

Este artigo sobre as fases da decomposição do cadáver respondeu suas dúvidas? Possuímos outros conteúdos como esse em nosso blog. Visite-o e se informe!

 

Links úteis

Assistência funeral RJ;

Cemitério São João Batista RJ;

Cemitério Memorial do Carmo;

Cemitério São Francisco Xavier;

Cemitério da Penitência RJ

Posts RecentesTags