10Abr
Veja como é o IML

IML: entenda o que é e para que serve de uma vez por todas!

Compartilhe!

Quando falamos da morte de alguém, é comum lembrarmos do IML, Instituto Médico Legal. Seja por conta de vivências pessoais ou por ver em filmes e seriados, é comum relacionarmos essa instituição ao falecimento, principalmente se for violento ou suspeito. Mas, mesmo assim, nem todo mundo entende sua função.

Já se perguntou para que realmente serve o IML? A Central Cemitérios trouxe este artigo para esclarecer. Confira o conteúdo abaixo para entender melhor!

O que é o IML?

Sigla de Instituto Médico Legal, IML refere-se a um instituto responsável por realizar autópsia em alguns casos de morte. Isto é, fazer um estudo e exames no corpo para atestar e comprovar, de fato, a causa mortis. Também analisa lesões e outras informações que podem ser cruciais para investigações criminais. O médico responsável, então, preenche e assina o laudo cadavérico de acordo com suas descobertas. Assim, auxilia na resolução de casos e dá respostas às famílias enlutadas.

Qual é a função do IML?

De forma simples, o IML é basicamente responsável pelos exames de necropsia, também conhecido como autópsia, para contribuir em casos criminais ou situações de morte sob situações curiosas e sem resposta clara. 

Podemos resumir as funções do instituto da seguinte forma:

  1. perícias médico-legais: realiza exames, utilizando conhecimentos da medicina para determinar as causas da morte e fornecer informações para investigações criminais;
  2. identificação de pessoas: com impressões digitais, exames odontológicos e reconhecimento facial, ajuda a identificar os falecidos em situações de morte ou desastres;
  3. coleta de evidências: é responsável também pela coleta cuidadosa de evidências que podem ser fundamentais em processos judiciais, contribuindo na condução de inquéritos e processos legais.

Quem vai para o IML?

Como já dito neste artigo, o foco do IML é atestar a causa e condição mortis que tenha aspectos de violência ou suspeitos. Em geral, podemos dizer que são enviados ao IML os falecidos em:

  • acidentes de trânsito;
  • acidentes de trabalho;
  • morte violenta, com agressões;
  • morte até então acidental, mas que há suspeitas.

Fale com a Central Cemitérios!

Perdeu alguém recentemente e precisa de ajuda burocrática, com ornamentação de capela, remoção do corpo ou para entrar em contato com o cemitério desejado no Rio de Janeiro? Fale conosco! A Central Cemitérios é especialista nesse assunto! Oferecemos assistência funerária completa, com atendimento atencioso, qualificado e experiente.

Entre já em contato!

Posts RecentesTags