Maquiagem de defunto: como é feita? Veja sua importância!

Maquiagem de defunto sendo aplicada sobre o corpo de uma mulher branca morta

Compartilhe!

A tanatopraxia é uma técnica que consiste em preparar o cadáver para o velório. Para isso, é feito um retardamento da decomposição, onde o sangue do corpo é substituído por um fluido arterial. Uma das etapas mais importantes do processo é a maquiagem de defunto, também conhecida como necromaquiagem. E é sobre ela que falaremos neste artigo! Continue lendo para saber como ela é feita e qual sua importância.

Saiba como é feita a maquiagem de defunto!

Higienização

Antes do processo de necromaquiagem começar, é feita uma higienização completa do cadáver. Os agentes funerários limpam todo o corpo do falecido e injetam um fluido corporal à base de formol e outros componentes. A solução expulsa o sangue vermelho das artérias, impedindo que o cadáver fique muito pálido. Por fim, o falecido é vestido com roupas trazidas pela família.

Maquiagem

Após estar devidamente vestido e higienizado, o cadáver está pronto para receber a arte na pele. A maquiagem de defunto prepara as partes do corpo que ficam expostas durante o velório. Ou seja, cobre qualquer ferida ou outros problemas visíveis que o falecido possa ter na pele. Além disso, a técnica também traz uma coloração mais próxima ao natural, respeitando a cor do indivíduo em vida.

Produtos

A maquiagem de defunto é feita com produtos comuns que utilizamos no dia a dia. Em geral, no caso das mulheres, utiliza-se bastante rímel, blush, base e batom. Agora, para os homens, a maquiagem é mais suave e simples.

Aliás, o desejo da família também é respeitado. Caso os parentes queiram fazer algum pedido de maquiagem especial, este poderá ser atendido.

Duração

O processo de necromaquiagem dura, em média, de 1 a 4 horas. Tudo vai depender do tempo do velório — caso este seja muito extenso, é necessária uma preparação do corpo ainda mais rigorosa. Ou seja, o procedimento tende a demorar mais.

Importância

A maquiagem de defunto é fundamental para trazer mais conforto à família do falecido durante o velório. Ela permite que a aparência do cadáver fique o mais próximo possível ao que ele era em vida. Para isso, os agentes funerários trabalham com todo cuidado e profissionalismo, respeitando as características do morto. Desse modo, a última memória do falecido será lembrada como um semblante tranquilo, como se ele estivesse apenas dormindo.

Conte com a Central Cemitérios!

Gostou deste artigo sobre maquiagem de defunto? Então, continue acompanhando o blog da Central Cemitérios! Lá, já falamos sobre como organizar um velório, o que é exumação, como prestar homenagem póstuma e muito mais!

Somos especialistas em assistência funeral no RJ, atendendo a todos os cemitérios e crematórios da cidade. Conosco, você terá suporte completo durante todos os processos funerários. Entre em contato conosco e tenha acesso a cemitérios no Rio de Janeiro, como Jardim da Saudade, São João Batista e cemitério São Francisco Xavier. Saiba mais sobre os nossos serviços!