03Nov
significado do Dia de Finados

Entenda o significado do Dia de Finados!

Compartilhe!

No dia 2 de novembro, é comemorado o feriado religioso em homenagem ao Dia dos Mortos em grande parte dos países do mundo. Porém, poucas pessoas sabem a real origem e o significado do Dia de Finados. Neste artigo da Central Cemitérios, iremos te explicar tudo sobre o assunto.

Origem e significado do Dia de Finados

Antes de tudo, a palavra Finado tem a sua definição como algo que deixou de existir, morreu, faleceu. Nesse sentido, a origem e significado do Dia de Finados surgiu desde o século V, quando a Igreja Católica separava um dia do ano para homenagear os entes queridos que se foram.

Porém, a partir do século XIII, o Dia de Finados passou a ser comemorado no segundo dia de novembro, todos os anos. Isso porque sucede o Dia de Todos os Santos, que é celebrado em 1° de novembro. Tal comemoração tem como objetivo homenagear todos os Santos da liturgia católica, sejam eles conhecidos ou desconhecidos.

Como é celebrado o dia de Finados nos países?

O significado do Dia de Finados tem a sua principal intenção de prestar homenagens para aqueles que já se foram. Portanto, em cada país tem a sua cultura e sua celebração específica.

Dia de Finados no Brasil

No Brasil, temos o hábito de em todo dia 2 de novembro visitar cemitérios, prestar homenagens aos mortos, levar coroa de flores aos túmulos dos falecidos, realizar orações e missas. Além disso, o significado do Dia de Finados no Brasil representa muito o clima de luto e da perda, as pessoas também tem o costume de utilizar vestimentas pretas para essa representação.

Dia dos Mortos no México

O significado do Dia de Finados para os mexicanos têm a mesma intenção de homenagear as memórias do falecido. Ao contrário do Brasil, a celebração do Dia dos Mortos no México, é comemorado por uma grande festa com duração de 3 dias (31 de outubro à 2 de novembro). Durante a comemoração, os mexicanos preparam comidas e bebidas favoritas de quem já faleceu, enfeitam as casas e as ruas com caveiras coloridas em tons vibrantes. Diante disso, o Dia de Finados traz uma sensação de alegria e orgulho por celebrar a memória do ente querido

Significado do Dia de Finados para as religiões 

Católicos

Para o catolicismo, o significado do Dia de Finados é celebrar e homenagear a memória dos mortos através de missas e orações. Por conseguinte, os católicos acreditam na vida eterna no céu

Budistas e Espíritas

A ótica do budismo e espiritismo, parte do pressuposto que a morte é apenas uma passagem para o plano espiritual. Sendo assim, se preparam para a hora da morte para que a passagem seja feita de forma natural e serena

Evangélicos 

A religião evangélica não tem muito o hábito de visitar cemitérios. Costumam prestar homenagem apenas em lembranças do ente querido em vida. Apesar disso, se baseiam na morte e volta de Jesus, então agem de acordo para que após a morte possam viver no céu, assim como os católicos. 

Gostou no nosso conteúdo sobre o significado do Dia de Finados? Entender a origem e a relação com a espiritualidade é sempre importante. 

Da mesma forma que planejar-se para as despesas da morte com uma assistência funerária no RJ. A Central Cemitério atua em cemitérios particulares e públicos do RJ e possui uma central de atendimento 24h. 

 Entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar!

Posts RecentesTags