Quais são os tipos de jazigo e, por que adquirir?

tipos de jazigo no brasil

Compartilhe!

Após a morte de um ente querido, precisamos correr atrás de funerárias e serviços fúnebres. Nesse processo, acabamos escutando diversos termos diferentes, como carro fúnebre, traslado, túmulo, entre outros. Preparamos este artigo para te ajudar a esclarecer e evitar dúvidas nesse momento complicado. Aqui, explicaremos o que e quais são os tipos de jazigo existentes. Acompanhe!

O que é jazigo?

Comumente confundido com túmulo (construção erguida sobre a cova), jazigo dá nome a um espaço reservado para enterrar corpos de falecidos. Em sua maioria, são locais com a dimensão maior e podem acomodar mais de um caixão. São territórios localizados dentro do cemitério e que podem ser divididos entre parentes.

Conheça 2 tipos de jazigo!

Público

Também conhecido como temporário, o jazigo público permite que o corpo seja sepultado em cemitério comunitário. No entanto, mesmo que o cadáver do familiar seja enterrado no local, a titularidade do território não se torna da família. Neste modelo, o espaço é concedido pela prefeitura local e o corpo deve ser exumado ao fim de um período pré-determinado.

Geralmente, o tempo permitido pela prefeitura para manter o corpo enterrado é de 3 a 5 anos. Pode variar dependendo da funerária. Ao fim do período, a família deve pegar os restos mortais e decidir como prosseguir. Em alguns casos, o grupo opta pela cremação. Já outras utilizam-se do ossário familiar.

Entre as vantagens dessa opção, podemos citar:

  • menor custo, pois é preciso pagar um valor de aluguel apenas durante o uso;
  • reaproveitamento do espaço;
  • ajuda a reduzir a superlotação de cemitérios.

Particular

Diferente do modelo público, o jazigo particular é adquirido por uma família. Geralmente, fica sob comando de um dos parentes, que possui os documentos do território. O espaço possui dimensões suficientes para mais de um sepultamento. Mas, existem 3 tamanhos padrões. Por isso, ao comprar, os integrantes do grupo familiar podem escolher entre alguns modelos de jazigo:

  • simples: possui 2 gavetas para sepultamento e 1 ossário;
  • especial: conta com até 4 gavetas, uma podendo ser destinada ao ossário;
  • duplo: 8 gavetas, onde 2 geralmente são destinadas a funcionar como ossários.

Esta é a opção para as famílias que estão entre os tipos de jazigo perpétuos. Eles passam de parente a parente ao longo dos anos e podem ser utilizados para sempre pelos integrantes. Para adquirir este tipo de jazigo, você deve entrar em contato com um cemitério.

O particular muitas vezes se destaca entre os tipos de jazigo existentes. Isso ocorre devido às suas vantagens:

  • evita custos para outros familiares;
  • elimina a chance de um ente não ter onde ser enterrado;
  • mantém organização;
  • o cuidado do terreno se torna melhor.

Como posso contatar o cemitério?

Precisa de ajuda para falar com algum cemitério e enterrar o corpo de um ente querido? A Central Cemitérios possui contato com vários do Rio de Janeiro, como o Jardim da Saudade, cemitério São Francisco Xavier, entre outros.

Quer auxílio de uma funerária para poder contar com algum dos tipos de jazigo apresentados? Entre em contato conosco e conte-nos como podemos ajudar!