02Ago
tipos de translado funerário representado pelo carro fúnebre com caixão

Tipos de translado funerário: entenda como funciona esse serviço!

Compartilhe!

Infelizmente não podemos prever o momento e nem o local da nossa morte. Porém, podemos nos precaver das burocracias que envolvem a transladação de corpo. Afinal, toda família tem o direito de se despedir do ente querido. Pensando nisso, a Central Cemitérios compartilha as informações sobre os tipos de translado funerário e como adquirir uma boa assistência funeral no RJ. Prossiga a leitura!

O que é o translado funerário?

Antes de entender os tipos de translado funerário, vamos à definição de serviço. O translado fúnebre ou translado de corpos consiste no deslocamento de uma pessoa falecida para o local do sepultamento. Vale ressaltar que esse transporte funerário pode variar em terrestre e aéreo.

Além disso, o translado funerário também se aplicada para exumação de corpos, troca de cemitérios ou jazigos.

Conheça os 3 tipos de translado funerário!

1- Translado intermunicipal

O transporte intermunicipal é um dos tipos de translado funerário mais simples que existem. Isso inclui a remoção do corpo de uma cidade para outra. Nesse caso, são requeridas as seguintes documentações:

  • cópia autenticada da certidão de óbito;
  • alvará judicial;
  • cópia autenticada do requerente, dono do jazigo onde o corpo está sepultado e do proprietário do jazigo que vai receber o corpo — quando é o caso de exumação.

2- Translado interestadual

Já o translado interestadual se baseia no transporte fúnebre entre estados. Esse tipo de translado funerário é exigida a mesma documentação do tópico anterior.

3- Translado internacional

O transporte de corpos internacional é um dos tipos de translado funerário mais burocráticos que existem. Isso porque os consulados e autoridades de outros países são responsáveis pela liberação do corpo.

Veja o que é necessário para esse processo:

  • certidão de óbito;
  • autorização de remoção do corpo;
  • laudo de embalsamento — para conservar o corpo até a chegada do país destino.
  • registro no consulado.

Vale ressaltar que se a família não tiver condições de custear o traslado internacional, o falecido será sepultado no país estrangeiro, infelizmente.

Como solicitar o translado funerário?

A Central Cemitérios é a assistência funeral do RJ preparada para auxiliar você nesse momento. Entre os serviços oferecidos estão: o auxílio com as documentações exigidas, a ornamentação de capelas, mestre de cerimônias e o fornecimento de coroa de flores. Entre em contato conosco!

Gostou de saber sobre os tipos de translado funerário? Leia temas semelhantes em nosso blog. Lá você encontra:

 

 

Posts RecentesTags