Velório em casa é permitido? A Central te explica!

Em momentos delicados como da despedida, muitas famílias buscam velar seus entes queridos em casa. Essa prática era muito comum e tradicional no país e hoje, ainda é realizada em cidades pequenas e interioranas. Se despedir de uma pessoa querida em casa carrega um significado emocional e de apego aos familiares e amigos. Porém, uma dúvida ainda persiste: o velório em casa é permitido? A Central Cemitérios trará mais informações sobre a prática e sua legalidade. Saiba mais!
Velório em casa é permitido por lei?
Sim. O velório em residência é permitido, desde que sejam respeitadas algumas normas legais e sanitárias. Essas normas devem ser seguidas a risca, principalmente em casos de doenças infecciosas com assistência funerária. No Brasil, não há uma lei federal que proíba essa prática, mas os municípios e estados podem estabelecer regras específicas. Por isso, é necessário contar com empresas que conheçam a legislação local e possa orientar corretamente a família.
Condições para realizar um velório em casa
Para que o velório domiciliar aconteça de forma segura e respeitosa, alguns pontos precisam ser observados:
- emissão correta da Declaração de Óbito;
- declaração de órgãos exigidos;
- corpo devidamente preparado e conservado;
- ambiente ventilado, organizado e espaçoso;
- tempo de velório compatível com as normas locais.
Seguir essas condições garante que a despedida possa ser respeitada e no tempo da família.
Quando o velório em casa não é recomendado?
Sabe-se que o velório em casa é permitido no país, mas muitos casos não são a melhor escolha. Em casos de doenças infectocontagiosas ou pouco espaço na residência, a melhor escolha é buscar um ambiente adequado e estruturado. Restrições legais impostas pelo município também podem impedir a realização do velório em casa. Por isso, o papel da assistência funerária é apoiar nas melhores escolhas nesse momento.
Por que muitos escolhem fazer um velório em casa?
É difícil responder essa pergunta com apenas uma resposta. Há vários aspectos emocionais e culturais que levam as famílias a velar em casa, como:
- ambiente mais íntimo e acolhedor;
- proximidade com família e amigos;
- respeito às tradições familiares;
- gosto pessoal do falecido.
Independente do motivo, o velório é um momento delicado, que precisa ser preparado com respeito e atenção.
A Central Cemitérios te acompanha em todos os momentos
Agora que você sabe que o velório em casa é permitido por lei, conte com uma empresa especializada para te auxiliar com respeito, cuidado e transparência. Isso garante que cada despedida aconteça de forma digna e segura, seja em casa ou em outro local apropriado.
A Central Cemitérios presta serviços de sepultamento e cremação, além de toda a assistência funerária para sua família. Fale com a gente e confira nosso trabalho e facilidade de pagamento.








