Originalmente conhecido como Día de los muertos, o Dia dos Mortos traz diversas curiosidades. O feriado original do México, ao invés de trazer tristeza e apenas saudade como Dia dos Finados, celebra a vida vivida por aquele que foi embora. Traz sentimentos positivos e lembranças agradáveis.
Conheça mais sobre o feriado mexicano a seguir!
O Dia dos Mortos é um feriado comemorado no dia 2 de novembro em homenagem aos falecidos. Segundo a crença original, nessa data as almas dos mortos estariam autorizadas a ir à superfície e visitar os parentes ainda vivos. Por isso, as famílias fazem altares para receber seus entes queridos.
Geralmente, nessa data, os familiares oferecem algumas oferendas, convidando seus familiares mortos. Entre elas estão inclusas comidas e as bebidas. Também costuma-se montar altares com as fotos do falecido, bem como caveiras, esqueletos com roupas e adereços de flores.
O Día de los muertos tem origem indígena e existe desde o tempo dos astecas e maias. No início, a comemoração acontecia durante todo o mês de agosto. No entanto, com a chegada dos colonizadores espanhóis, que ficaram chocados com os rituais pagãos dos índios, isso mudou. Eles decidiram alterar a data para o início de novembro, para ficar mais próxima do Dia de todos os santos e do Dia de finados.
O principal dia dessa festividade é 2 de novembro. Porém, oficialmente, acontece entre 31 de outubro e 2 de novembro. Mas, em algumas casas, as comemorações podem começar entre os dias 25 e 28 de outubro. Nesses casos, os próximos dias podem homenagear os falecidos por causas específicas:
Se você já viu uma comemoração do Dia dos Mortos, deve ter reparado em um dos principais símbolos do feriado: La Catrina. Trata-se de pessoas maquiadas e fantasiadas, principalmente mulheres. É um grande personagem nessa época do ano.
Você conhece a Cempasuchi? Essa é uma espécie de flor que, ao longo dos anos, se tornou um símbolo oficial do Dia dos Mortos? Ela é utilizada para guiar as almas de volta para os seus altares. No final do mês de outubro, ela começa a aparecer, ficando espalhada por todos os lados, em jarros, altares, arcos de flores e outros tipos de decoração.
A Central Cemitérios é uma assistência funeral no RJ que pode te ajudar a entrar em contato com qualquer cemitério no Rio de Janeiro. Oferecemos a ajuda necessária.
Está em busca de auxílio para ajeitar o enterro ou a despedida do seu ente querido? Nós estamos disponíveis. Fale conosco e conte-nos do que precisa! Oferecemos atendimento 24h.
Veja como funciona a repatriação de corpo ao Brasil, o que diz o novo decreto…
Quer saber como funciona o reconhecimento de corpo no IML? No artigo, a Central Cemitérios…
Sabe como é um corpo embalsamado ou tem curiosidade em saber? No artigo, a Central…
Na hora da despedida, qual é a escolha mais consciente: cremação ou sepultamento? Descubra e…
Descubra a origem dos cemitérios e entenda como surgiram e se transformaram ao longo do…
No artigo, a Central Cemitérios mostra como um cemitério ecológico funciona. Continue lendo!