Luto ao redor do mundo: conheça diferenças culturais para a morte!

Diferencas Culturais Para A Morte

Compartilhe!

Você sabia que em outros países podem haver diferenças culturais para a morte? O significado dela, a forma de sentir o luto e de comemorar a vida da pessoa falecida podem ser distintas. Quer saber quais são essas dessemelhanças? Neste artigo, abordamos 5 delas.

Prossiga a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Conheça as diferenças culturais para a morte!

1- Dia reservado aos que se foram

Uma das principais diferenças culturais para a morte que encontramos ao redor do mundo é a forma como agimos no dia reservado àqueles que se foram. No Brasil, temos o Dia dos Finados. Nessa data, é comum que as pessoas permaneçam em casa, mais reclusas. Acreditamos ser um dia para deixar extravasar a angústia, saudade e tristeza.

No México, por outro lado, tem-se o Dia dos Mortos, comemorado nos dias 1 e 2 de novembro. Diferente do que ocorre em nosso país, na terra mexicana há uma celebração ao falecido nesta data. Há uma festa e acredita-se que por conta das oferendas deixadas, o ente querido volta do subsolo para estar perto de quem amou pela noite.

2- Funeral verde

Você sabia que nos Estados Unidos há o costume de realizar um funeral sustentável para se despedir de alguém? Pois é, essa é uma das principais diferenças para o Brasil. No país, é comum não ocorrer o procedimento de conservação do corpo, ou seja, o embalsamamento, e serem utilizados caixões biodegradáveis. 

3- Cor do luto

Outra dessemelhança do Brasil para outros lugares do mundo é a cor utilizada para representar o luto. Enquanto aqui utilizamos o preto, na China, por exemplo, as pessoas de luto usam o branco. O mesmo ocorre no budismo, principal crença do Japão. Essa é uma das diferenças culturais para a morte mais gritantes.

4- Miçangas feitas de cinzas

Uma prática curiosa da Coreia do Sul, que se diferencia de outros lugares, é a de fazer miçangas a partir das cinzas dos mortos. Após a cremação, a família pode contratar o serviço. Depois do processo, as peças podem ser guardadas ou transformadas em joias, entre outros objetos caseiros.

5- Enterro marítimo

Outra prática diferente realizada nos Estados Unidos é o depósito dos restos mortais de um ente querido em corais marinhos. Isto mesmo, eles são depositados no fundo do mar, dentro de um recipiente, e deixados em corais. Ele se torna a moradia de alguns animais do mar. É um enterro marítimo!

Central Cemitérios: sua assistência funeral!

Está passando pelo processo de luto? A Central Cemitérios está aqui para te ajudar! Somos uma assistência funeral do RJ e nosso objetivo é te oferecer todo o auxílio necessário para que seu momento de perda seja o mais tranquilo possível. Ajudamos com a contatação de cemitérios no estado. Por meio da nossa assistência, você obtém facilidade no aluguel de capela, garante agilidade nos processos e menor dor de cabeça nesse momento tão difícil.

Precisa de uma assistência funerária? Não exite em falar conosco! Ligue para (21) 4141-3911.