26Abr
diversidade religiosa traz diversas discussões importantes

O que é a morte na diversidade religiosa?

Compartilhe!

Um fim ou novo começo? A morte traz muitos questionamentos há séculos. A única certeza que todas as culturas carregam é que a morte chega. Tem curiosidade sobre como a morte é interpretada, na diversidade religiosa que temos? Confira neste artigo da Central Cemitérios!

O que é a morte, na diversidade religiosa

1 – Catolicismo

O catolicismo ainda é uma das religiões mais fortes entre a população brasileira. A morte é uma passagem para a vida eterna, conforme a crença católica. Nesse sentido, cada pessoa é julgada por suas atitudes em vida, e isso leva a dois caminhos. Se o falecido for perdoado, alcançará o céu e poderá ressuscitar para a vida eterna. Se for condenado, irá para o inferno.

A crença em céu, purgatório e inferno afasta, geralmente, a ideia da reencarnação. Assim, as almas encontram a vida eterna junto a Deus.

2 – Budismo

Algo que vale apontar é que, na diversidade religiosa, as visões de morte podem ter muitas divergências. Para os budistas, a concepção de morte envolve o retorno à terra. Para eles, após a morte, o espírito volta à vida em outro corpo. Tudo o que fez em vida, suas ações e atitudes, influenciam a vida que terá no retorno, e que espécie será.

Para Buda, a morte e a reencarnação  se equiparam a dormir, sonhar e acordar. As reencarnações acontecem até o espírito se libertar do carma, ou a lei de causas e efeitos. Para isso, é preciso se desapegar do material, evitar o mal, praticar o bem e purificar a mente.

3 – Espiritismo

Os espíritas acreditam que todos fomos criados iguais, simples e ignorantes. Para eles, somos diferentes na escala evolutiva conforme o que praticamos em vida. A cada reencarnação, o espírito utiliza seu corpo físico para evoluir.

Para o espiritismo, a consciência é eterna. A morte seria o retorno da alma para o mundo espiritual, onde ficará até estar pronta para reencarnar novamente.

4 – Candomblé

A religião de matriz africana acredita na continuidade da vida por meio do “ori”. Ela é a força vital e imperecível de uma pessoa. Ao morrer, o espírito irá para outra dimensão, junto a outros espíritos, guias e orixás. Aqui, a morte não é o fim, mas uma mudança de dimensão e de plano de existência.

5 – Judaísmo

Para os judeus, a alma é algo eterno. Cada um está na Terra por uma missão a cumprir. A morte é o fim da matéria, apenas. Porém, não há clareza a respeito da vida após a morte. Algumas vertentes do judaísmo acreditam na reencarnação, outras na ressurreição. O que é de acordo é que a situação do espírito está conectada ao modo como a pessoa viveu na Terra. É algo próximo do catolicismo, o que prova que, mesmo com a diversidade religiosa, ainda existem semelhanças em certas visões.

6 – Islamismo

Para o islamismo, a morte é a separação do corpo e da alma. Nesta religião, crê-se na passagem desta vida para a eternidade. Próximo ao catolicismo, acredita-se em paraíso e inferno, e em um juízo final, quando Alá trará à vida todos os mortos.  Por isso, ao morrer, a alma fica aguardando o dia da ressurreição para o julgamento do Criador.

Conte com a Central Cemitérios!

A Central Cemitérios pode te oferecer ajuda. Se você perdeu alguém recentemente, conte com a nossa assistência funeral no RJ. Oferecemos auxílio para contratar o cemitério de sepultamento desejado. Possuímos contato com todos os locais do Rio de Janeiro, para você escolher a melhor opção. Também ajudamos com as burocracias, ornamentação de capela, compra de jazigo, entre outros. Conte conosco!

Oferecemos atendimento especializado e atencioso 24h. Entre já em contato para receber nosso auxílio

Posts RecentesTags