Entenda como se comportar em um enterro no cemitério

Pessoas em um enterro no cemitério

Compartilhe!

Perder um familiar ou um amigo é um sentimento muito forte. No primeiro momento não sabemos se é real porque “não cai a ficha”. Mil emoções chegam fortemente, mas é preciso se recompor para prestar as últimas homenagens no velório. Um ponto que precisa ser frisado é o comportamento em um enterro no cemitério. Pois, ter um comportamento adequado no local colabora com o momento de luto dos indivíduos. Confira neste artigo, com a Central Cemitérios, o que fazer e o que não fazer em um enterro no cemitério. Ter a consciência de que a conduta de uma pessoa no funeral pode influenciar o momento de despedida, é muito importante para o entendimento deste artigo. Continue lendo e veja as dicas!

Dica de comportamento em enterro no cemitério

Não se atrase

Chegue no horário marcado pelos familiares na nota de falecimento. Garantir a pontualidade é o primeiro passo para uma boa conduta no velório do falecido. Se atrasar em qualquer evento é péssimo. Nesse sentido, tente já deixar tudo organizado no dia anterior, para não ter entraves que façam ocorrer o atraso. Por fim, se puder, chegue entre 5 a 10 minutos antes para mostrar respeito ao ente querido que se foi e seus familiares. Nesse momento, escolha belas palavras para dar conforto a quem está no enterro no cemitério. Afinal, todos ali então sentindo a mesma dor da perda.

Tenha atenção com o que será dito

A comoção de querer ajudar alguém enlutada com as palavras é natural. Entretanto, é preciso analisar primeiramente o que será dito. Não chegue e fale algo sem pensar, pois as palavras são fortes e podem ferir os sentimentos de quem está de luto. Às vezes, temos as melhores intenções com o que será dito, mas o que acaba saindo não é nada interessante de se ouvir. Desse modo, tente não falar essas frases em um enterro no cemitério:

  • “está tudo bem com você/como você está?”;
  • “isso é algo natural”;
  • “eu sei pelo que você está passando”;
  • “você está bem melhor do que o esperado!”.

Vista roupa discretas

Lembre, a atenção é toda voltada para a pessoa que partiu, por isso evite ir com roupas chamativas ou exageradas. Ademais, em determinadas culturas ir com roupas de cores chamativas ou brancas é um sinal de desrespeito com o falecido. Uma sugestão é optar por roupas mais formais e cores escuras como, por exemplo, preto, azul escuro, verde escuro, cinza e marrom.

Respeite a religião do falecido

Alguns velórios são diferentes em outras culturas ou religiões. Por isso, saber se comportar perante a pluralidade étnica e cultural  em que nós vivemos atualmente no mundo é fundamental. Sendo assim, para uma boa atitude no enterro em cemitério confira alguns costumes em diferentes religiões:

  1. Judeus – as mulheres devem cobrir a cabeça com lenço e os homens usam o quipá. A cerimônia costuma ser breve e sempre evidenciando as qualidades do falecido;
  2. Católicos – Normalmente deixam o caixão aberto para a homenagem e a presença de flores é muito forte;
  3. Muçulmanos – é um momento de oração, calma e reflexão. Nas cerimônias muçulmanas não se vê muito choro, gritos ou falatório;
  4. Budismo – é realizada uma festa em memória do falecido. Tem muita música, dança e banquete.

Tente não ficar próximo do caixão

São os familiares mais próximos como, por exemplo, filhos, mãe, pai, netos que ficam perto do caixão. Dessa maneira, o melhor local para ficar é sentado na cadeira, caso tenha e com uma certa distância do caixão. Você pode sim ir até o caixão e falar com os familiares, mas não fique muito tempo para não causar aglomeração perto do ente querido que se foi. Uma forma de mostrar respeito ao falecido e sua família é ficar um minuto em silêncio mais próximo do caixão e depois sair.

Desligue os aparelhos tecnológicos

Telefone tocando na hora do velório é muito desrespeitoso. Além disso, gera um constrangimento tanto para o dono do aparelho quanto para a família do falecido. No momento em que chegar no local do velório desligue o aparelho. Outra opção é colocar no mudo ou no modo avião. 

Central Cemitérios: conte conosco!

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender melhor como se comportar em um esterro no cemitério. Em nosso blog, você pode encontrar mais conteúdos como este que lhe podem ser úteis. E, se você está precisando de ajuda funerária, nós podemos te ajudar também!

Somos uma assistência funerária do RJ. Oferecemos ajuda na contratação do cemitério escolhido no Rio de Janeiro. Possuímos contato com todos do estado, como cemitério de Irajá, cemitério de Campo Grande, entre outros. Fale conosco!