Necromaquiagem: o que é? Qual o objetivo? Como é feita?
No mundo das funerárias e procedimentos fúnebres, existe uma gama de serviços e soluções para cuidar dos corpos de pessoas falecidas e melhorar a aparência para os familiares. Isto é, deixá-los mais apresentáveis para o velório. Um desses procedimentos é a necromaquiagem. Mas afinal, o que é isso? Qual é o seu propósito? E como é feita a necromaquiagem? Neste artigo, vamos explorar mais sobre esse procedimento. Veja mais a seguir!
O que é necromaquiagem?
Necromaquiagem, como o próprio nome sugere, é a aplicação de maquiagem em pessoas falecidas. Serve para proporcionar uma aparência serena e digna ao morto para que esteja bem apresentável durante o velório ou funeral. Isto é, sem marcas pós-morte, como hematomas roxos e pele pálida típicos do processo de putrefação. Quaisquer buracos, danos ou mudanças ocorridas por conta da morte ou após é coberto ou disfarçado com a maquiagem durante a preparação do corpo.
Objetivo
O propósito da necromaquiagem vai além da mera estética. A reconstrução facial é uma forma de honrar a memória do falecido, preservando sua dignidade mesmo após a morte. A aplicação cuidadosa de maquiagem pode suavizar as marcas do falecimento, proporcionando uma última lembrança visual serena aos familiares e amigos.
Além disso, a necromaquiagem pode trazer conforto emocional aos entes queridos, permitindo-lhes ver o falecido com uma aparência mais natural e tranquila. Ajuda aos que ficam, no processo de luto e aceitação da perda.
Como é feita a necromaquiagem?
Em geral, a necromaquiagem é realizada por profissionais especializados, como tanatopraxistas ou doadores de beleza. Isto é, após a lavagem e preparação do corpo. Essa é a última etapa do processo.
Antes de começar a maquiagem, o profissional deve separar uma foto do falecido ainda em vida. Essa imagem deve ter sido solicitada à família. A partir desse registro, o tanatopraxista será capaz de fazer uma maquiagem que deixe o morto o mais próximo do que era em vida. No caso de mulheres, o estilo de maquiagem também será mantido.
O passo a passo pode ser resumido em:
- preparação do local e material;
- preparação do rosto do falecido, retirando qualquer resíduo ou sujeira;
- aplicação de enxertos e materiais necessários para esconder deformações que não são pré-existentes;
- aplicação da base com pincéis ou esponjas;
- contorno e iluminação para realçar os traços faciais do falecido;
- maquiagem dos olhos;
- maquiagem dos lábios;
- finalização – o profissional avalia o resultado final e faz ajustes, se necessário, para garantir que a aparência do falecido seja natural.
Conheça a Central Cemitérios!
Está em busca de serviços fúnebres de qualidade? A Central Cemitérios oferece assistência funeral RJ. Ajudamos com processos burocráticos e auxiliamos no que for preciso. Tiramos suas dúvidas e ajudamos a contatar o cemitério desejado para velório e sepultamento no Rio de Janeiro.
Precisa de ajuda qualificada? Entre em contato e fale com nossa equipe atenciosa e qualificada! Garantimos atendimento 24h.