Preparação do corpo: entenda o que é tanatopraxia e suas etapas!
Antes do funeral ou velório, é comum que o corpo do falecido passe por alguns processos, os quais nem todos conhecem. Geralmente, seu objetivo é retardar a decomposição e garantir a integridade do cadáver para a cerimônia antes do enterro. Você sabe o que é tanatopraxia, por exemplo? Esse é um dos processos que ajudam a mantê-lo. No artigo, nós explicamos qual sua função e como ocorre. Confira!
O que é tanatopraxia?
A tanatopraxia é uma técnica moderna de conservação de cadáver. Consiste na aplicação de produtos químicos no corpo do falecido. Seu objetivo é:
- garantir que o corpo dure por mais tempo;
- retardar a decomposição do falecido;
- eliminar micróbios, fungos, entre outros vetores responsáveis por disseminar doenças;
- oferecer uma aparência mais natural ao defunto.
Assim, o deixa apresentável e seguro para que integrantes da família e amigos o vejam durante o funeral.
Embalsamamento x tanatopraxia
Agora que você sabe o que é tanatopraxia, pode surgir a pergunta: qual sua diferença para o embalsamamento? Basicamente, o que distingue os dois são a data de criação. A prática de embalsamar o corpo é um processo antigo, que surgiu no século 17. Já a tanatopraxia é uma técnica moderna. As etapas desse processo são diferentes e otimizadas para aumentar a durabilidade do processo e deixar mais seguro.
Conheça as etapas!
Agora que você já sabe o que é tanatopraxia, vamos lhe explicar como ela acontece. A seguir, apresentamos as principais etapas desse processo. Confira!
1- Limpeza do corpo
A primeira etapa da tanatopraxia é a limpeza do corpo. Nela, ocorre a lavagem do cadáver, principalmente na parte interna. Para isso, são utilizados produtos químicos específicos, como germicidas. O objetivo é matar bactérias e germes, que poderiam acelerar o processo de decomposição corporal.
2- Retirada do sangue
Depois que o corpo é limpo, é a vez de o sangue ser retirado. Uma incisão é feita entre o ombro e o pescoço do falecido. Ali, coloca-se um tubo pelo qual se retira esse conteúdo.
3- Injeção de solução química
Sangue retirado? Agora vão sobrar espaços no cadáver. Então, chegou a hora de preenchê-los. Aqui, fazemos a injeção de uma solução química, chamada também de fluido embalsamador. Este contém água e formaldeído e é o responsável por manter o estado do corpo, ou seja, retardar a decomposição.
4- Sutura das aberturas feitas
Depois que tudo o que precisa sair está fora e o fluido embalsamador está dentro do corpo, é hora de fechar. Nesta etapa, fazemos a sutura das incisões que foram abertas durante o processo.
5- Massagem
Todas os pontos foram bem feitos e as aberturas estão devidamente fechadas? Agora, é preciso fazer uma massagem. Ela ajuda a evitar que o processo natural de enrijecimento dos músculos aconteça, tanto do corpo quanto facial.
6- Colocação da roupa e maquiagem
Por fim, ocorre a colocação da roupa escolhida pela família e é feita a necromaquiagem, O ideal é que ambos sejam escolhidos de acordo com o que o morto costumava fazer em vida. Dessa forma, não ocorre estranhamento da família e amigos no velório, por exemplo. O próprio tanatopraxista realiza esta etapa de preparação final.
Central Cemitérios: saiba como podemos ajudar!
Gostou de saber mais sobre o que é tanatopraxia e suas etapas? A Central Cemitérios é uma assistência funeral no RJ e pode te ajudar ainda mais! Auxiliamos na contratação de cemitérios para sepultamento e tiramos suas dúvidas sobre esse processo. Também oferecemos ornamentação de capela, mestre de cerimônias e assessoramos para a conseguir as documentações exigidas. Se você passou por uma perda recente e precisa de ajuda, pode contar conosco!
Entre em contato e solicite nossos serviços! Estamos disponíveis 24h por dia.