07Nov
Como está funcionando o sepultamento durante a pandemia do Coronavírus?

Mudanças no sepultamento durante a pandemia

Compartilhe!

Estamos vivendo um momento atípico em nosso país. A pandemia do coronavírus tem levado muitas pessoas queridas. Infelizmente, o, sepultamento durante a pandemia que é a oportunidade da última despedida, precisou ser transformada para garantir a segurança dos familiares. Veja a seguir algumas restrições.

Sepultamento durante a pandemia. O que mudou?

1- Limite de pessoas por enterro

No sepultamento durante a pandemia, o último adeus para o ente querido terá que ser limitado. Isto é, só serão permitidas 6 pessoas da família por enterro, assim evitando aglomerações.

Do mesmo modo, as cerimônias de despedidas terão que ser realizadas ao ar livre, com restrição de uma hora.

2- Urna funerária fechada

Para evitar o contágio do coronavírus, devido às medidas sanitárias, o caixão deverá ser mantido fechado e higienizado com álcool 70%. Por esse motivo, apenas o visor de vidro da urna será admitido, evitando o contato manual.

3- Proibido o embalsamamento e a necromaquiagem

Ao realizar um sepultamento durante a pandemia, por decreto será proibido a prática do embalsamento e da maquiagem no defunto.

4- Cuidados com os funcionários dos cemitérios e funerárias

Os funcionários que trabalham na realização do sepultamento durante a pandemia, deverão estar obrigatoriamente equipados com todos os EPIs (luva, avental impermeável e máscara cirúrgica). Ainda assim, os EPIs que não forem descartáveis, deverão ser higienizados após o uso.

5- Flexibilização do atestado de óbito

Para agilizar o sepultamento durante a pandemia, o registro do óbito não precisará ser feito no mesmo dia do enterro. Isso permite que a assistência funerária e um representante familiar do falecido assine um Termo de Responsabilidade para Sepultamento. Com isso, dará autorização para a funerária realizar o registro de óbito em cartório.

A Central Cemitérios pode te ajudar!

Tendo em vista as burocracias de um sepultamento durante a pandemia, deixe nas mãos da Central Cemitérios. A assistência funerária completa. Contamos com parcerias nos cemitérios no Rio de Janeiro, como: Jardim da Saudade, São Francisco Xavier, São João Batista, entre outros. Consulte as possibilidades com a melhor assistência funeral do RJ!

Entre em contato conosco ou ligue para a nossa central de atendimento (21) 4141-3911.

Esse conteúdo foi informativo? Confira o nosso blog para outros artigos relevantes!

Posts RecentesTags