Após a morte de um ente querido, precisamos correr atrás de funerárias e serviços fúnebres. Nesse processo, acabamos escutando diversos termos diferentes, como carro fúnebre, traslado, túmulo, entre outros. Preparamos este artigo para te ajudar a esclarecer e evitar dúvidas nesse momento complicado. Aqui, explicaremos o que e quais são os tipos de jazigo existentes. Acompanhe!
Comumente confundido com túmulo (construção erguida sobre a cova), jazigo dá nome a um espaço reservado para enterrar corpos de falecidos. Em sua maioria, são locais com a dimensão maior e podem acomodar mais de um caixão. São territórios localizados dentro do cemitério e que podem ser divididos entre parentes.
Também conhecido como temporário, o jazigo público permite que o corpo seja sepultado em cemitério comunitário. No entanto, mesmo que o cadáver do familiar seja enterrado no local, a titularidade do território não se torna da família. Neste modelo, o espaço é concedido pela prefeitura local e o corpo deve ser exumado ao fim de um período pré-determinado.
Geralmente, o tempo permitido pela prefeitura para manter o corpo enterrado é de 3 a 5 anos. Pode variar dependendo da funerária. Ao fim do período, a família deve pegar os restos mortais e decidir como prosseguir. Em alguns casos, o grupo opta pela cremação. Já outras utilizam-se do ossário familiar.
Entre as vantagens dessa opção, podemos citar:
Diferente do modelo público, o jazigo particular é adquirido por uma família. Geralmente, fica sob comando de um dos parentes, que possui os documentos do território. O espaço possui dimensões suficientes para mais de um sepultamento. Mas, existem 3 tamanhos padrões. Por isso, ao comprar, os integrantes do grupo familiar podem escolher entre alguns modelos de jazigo:
Esta é a opção para as famílias que estão entre os tipos de jazigo perpétuos. Eles passam de parente a parente ao longo dos anos e podem ser utilizados para sempre pelos integrantes. Para adquirir este tipo de jazigo, você deve entrar em contato com um cemitério.
O particular muitas vezes se destaca entre os tipos de jazigo existentes. Isso ocorre devido às suas vantagens:
Precisa de ajuda para falar com algum cemitério e enterrar o corpo de um ente querido? A Central Cemitérios possui contato com vários do Rio de Janeiro, como o Jardim da Saudade, cemitério São Francisco Xavier, entre outros.
Quer auxílio de uma funerária para poder contar com algum dos tipos de jazigo apresentados? Entre em contato conosco e conte-nos como podemos ajudar!
Por que visitar túmulos continua sendo um hábito importante? Entenda o significado emocional e seu…
Você sabe quais são as profissões do setor funerário? Descubra funções essenciais que garantem acolhimento…
Pensando em um turismo diferente? Entenda o que é necroturismo nesse artigo da Central Cemitérios…
Sente que o luto durante este período festivo está se tornando algo maior? Reconheça os…
Já ouviu falar de arte tumular? Essa expressão artística ainda pode ser vista em alguns…
Mito ou verdade? Descubra o que a ciência diz sobre o mistério do crescimento dos…