Não é novidade para os brasileiros que para qualquer coisa há inúmeras burocracias. Para o sepultamento acontecer não é diferente. Pelo fato de o processo precisar de muitos documentos, pode resultar em dúvidas. Por exemplo, muitas pessoas não sabem qual é preciso: atestado ou certidão de óbito.
Com o intuito de ajudar as pessoas que, além de precisarem lidar com isto, ainda passam pelas fases do luto, nós da Central Cemitérios preparamos este artigo. Confira e tire suas dúvidas!
Como vimos anteriormente, a enormidade de burocracia atrapalha a compreensão da população acerca da morte. Por consequência, há muitas dúvidas entre atestado ou certidão de óbito. Desta forma, veja a seguir a nossa explicação sobre os documentos citados.
O atestado de óbito é a declaração de morte. Ou seja, é assinado por um médico assim que a pessoa falece com uma característica técnica, atestando:
Entretanto, quando não há um médico para registrar a morte, a legislação brasileira permite que uma testemunha afirme o óbito. E esse atestado é de suma importância para começar o processo de sepultamento.
Por outro lado, a certidão de óbito é obtida quando o atestado de óbito é
registrado em um Cartório de Registro Civil. Além dele, é preciso levar outros documentos, como:
Desta forma, a morte se torna informação pública. A certidão de óbito, diferentemente do atestado, precisa de uma burocracia maior. Além de demandar um tempo maior da família, pois ela será a responsável por levar as informações ao Cartório. Entretanto, caso a família esteja ausente, um administrador ou gerente fará este processo.
Lembrando que a certidão de óbito precisa ser retirada no prazo máximo de 30 dias.
Precisando de ajuda para conseguir os documentos corretos para que ocorra o sepultamento sem preocupação? Conte com a Central Cemitérios! Dentre os nossos serviços funerários, cuidamos de todos os documentos necessários para realização do sepultamento ou cremação.
Entre em contato conosco e deixe que nossos agentes lhe ajudem!
Gostou do nosso artigo sobre atestado ou certidão de óbito? Confira outros no nosso blog:
Por que visitar túmulos continua sendo um hábito importante? Entenda o significado emocional e seu…
Você sabe quais são as profissões do setor funerário? Descubra funções essenciais que garantem acolhimento…
Pensando em um turismo diferente? Entenda o que é necroturismo nesse artigo da Central Cemitérios…
Sente que o luto durante este período festivo está se tornando algo maior? Reconheça os…
Já ouviu falar de arte tumular? Essa expressão artística ainda pode ser vista em alguns…
Mito ou verdade? Descubra o que a ciência diz sobre o mistério do crescimento dos…