Antes do funeral ou velório, é comum que o corpo do falecido passe por alguns processos, os quais nem todos conhecem. Geralmente, seu objetivo é retardar a decomposição e garantir a integridade do cadáver para a cerimônia antes do enterro. Você sabe o que é tanatopraxia, por exemplo? Esse é um dos processos que ajudam a mantê-lo. No artigo, nós explicamos qual sua função e como ocorre. Confira!
A tanatopraxia é uma técnica moderna de conservação de cadáver. Consiste na aplicação de produtos químicos no corpo do falecido. Seu objetivo é:
Assim, o deixa apresentável e seguro para que integrantes da família e amigos o vejam durante o funeral.
Agora que você sabe o que é tanatopraxia, pode surgir a pergunta: qual sua diferença para o embalsamamento? Basicamente, o que distingue os dois são a data de criação. A prática de embalsamar o corpo é um processo antigo, que surgiu no século 17. Já a tanatopraxia é uma técnica moderna. As etapas desse processo são diferentes e otimizadas para aumentar a durabilidade do processo e deixar mais seguro.
Agora que você já sabe o que é tanatopraxia, vamos lhe explicar como ela acontece. A seguir, apresentamos as principais etapas desse processo. Confira!
A primeira etapa da tanatopraxia é a limpeza do corpo. Nela, ocorre a lavagem do cadáver, principalmente na parte interna. Para isso, são utilizados produtos químicos específicos, como germicidas. O objetivo é matar bactérias e germes, que poderiam acelerar o processo de decomposição corporal.
Depois que o corpo é limpo, é a vez de o sangue ser retirado. Uma incisão é feita entre o ombro e o pescoço do falecido. Ali, coloca-se um tubo pelo qual se retira esse conteúdo.
Sangue retirado? Agora vão sobrar espaços no cadáver. Então, chegou a hora de preenchê-los. Aqui, fazemos a injeção de uma solução química, chamada também de fluido embalsamador. Este contém água e formaldeído e é o responsável por manter o estado do corpo, ou seja, retardar a decomposição.
Depois que tudo o que precisa sair está fora e o fluido embalsamador está dentro do corpo, é hora de fechar. Nesta etapa, fazemos a sutura das incisões que foram abertas durante o processo.
Todas os pontos foram bem feitos e as aberturas estão devidamente fechadas? Agora, é preciso fazer uma massagem. Ela ajuda a evitar que o processo natural de enrijecimento dos músculos aconteça, tanto do corpo quanto facial.
Por fim, ocorre a colocação da roupa escolhida pela família e é feita a necromaquiagem, O ideal é que ambos sejam escolhidos de acordo com o que o morto costumava fazer em vida. Dessa forma, não ocorre estranhamento da família e amigos no velório, por exemplo. O próprio tanatopraxista realiza esta etapa de preparação final.
Gostou de saber mais sobre o que é tanatopraxia e suas etapas? A Central Cemitérios é uma assistência funeral no RJ e pode te ajudar ainda mais! Auxiliamos na contratação de cemitérios para sepultamento e tiramos suas dúvidas sobre esse processo. Também oferecemos ornamentação de capela, mestre de cerimônias e assessoramos para a conseguir as documentações exigidas. Se você passou por uma perda recente e precisa de ajuda, pode contar conosco!
Entre em contato e solicite nossos serviços! Estamos disponíveis 24h por dia.
Por que visitar túmulos continua sendo um hábito importante? Entenda o significado emocional e seu…
Você sabe quais são as profissões do setor funerário? Descubra funções essenciais que garantem acolhimento…
Pensando em um turismo diferente? Entenda o que é necroturismo nesse artigo da Central Cemitérios…
Sente que o luto durante este período festivo está se tornando algo maior? Reconheça os…
Já ouviu falar de arte tumular? Essa expressão artística ainda pode ser vista em alguns…
Mito ou verdade? Descubra o que a ciência diz sobre o mistério do crescimento dos…